lunes, 7 de mayo de 2018

Coastwatch 2018


18 DE ABRIL. Monitorización del estado ambiental de la playa de las Avenças (São Pedro do Estoril): Campaña Coastwatch 2018
Con la ayuda de una monitora del grupo GEOTA (responsable de Coastwatch en Portugal) y de un profesor de la Escuela de Secundaria Camões, de Lisboa, llevamos a cabo un estudio ambiental con los grupos e 4º de ESO de un tramo de 1 Km entre São Pedro do Estoril y Parede, recogiendo una gran cantidad de basura, que depositamos a continuación en los contenedores de reciclaje.















A continuación, presentamos algunos testimonios de participantes en esta actividad ambiental:

Actividade de observação da zona intertidal pelos estudantes do Instituto Espanhol de Lisboa
1. Eu sou Carlos Temperan, o professor responsável pela actividade prática desenvolvida com os alunos do 10º curso do Instituto Espanhol de Lisboa, que decorreu na praia de Avenças em Parede para observar a zona intertidal e sensibilizar para a influência do atividade humana no ecossistema aquático marinho.
Eu sou da Galiza, do Atlântico, cerca de 500 km mais ao norte, e verifiquei as diferenças e semelhanças entre ambos os biotopos Atlânticos.
O que mais me surpreendeu, em relação ao que se baseia a pirâmide trófica, é a escassez de florestas de macroalgas e sua influência na contribuição dos restos para a costa. Em contraste, a grande abundância de algas calcárias, mesmo em piscinas intertidais, e a da Galiza, só podem ser vistas com maior profundidade.
Foi uma experiência muito gratificante compartilhar com Carla Pacheco, da Coastwach, e Antonio, do Instituto Camões, que orientaram e monitoraram a atividade. E com os colegas professores do IEL: Fernando, José Ignacio e Manuel.
Muito obrigado pela sua colaboração.
Carlos Temperán – Professor B&G - Instituo Espanhol de Lisboa

2. Nesta excursão, visitámos a Praia das Avencas, uma praia que se localiza pela zona do Estoril. Quando chegamos à praia, deram-nos uma explicação sobre o que íamos ver e as instruções desta atividade. Nesta explicação, falaram-nos sobre o lixo nas praias e as suas consequências, tanto dentro dos oceanos como na zona terrestre, e os pequenos lagos que íamos encontrar, que estavam cheios de vida. Falaram-nos um bocado sobre os animais que viviam nesses lagos e as diferentes espécies de animais que conviviam numa mesma comunidade.
Começámos por uma praia na que ainda havia areia, nela encontramos diferentes algas, algum ouriço do mar, mas não era a zona onde mais seres vivos vimos. Um bocado mais afrente, a areia começou a desaparecer até que chegámos a uma zona completamente rochosa. Nesta zona vimos muitos lagos nos que havia uma vasta quantidade de ouriços do mar, algas, mexilhões, até encontramos algum exosqueleto do ouriço do mar, etc. Por esta zona, também encontramos uma rocha com água doce. Com esta, foi-nos proposto fazer um teste da água com uma fitas de nitrato. Ao realizar esta atividades, obtivemos uns resultados sobre a quantidade de nitrato que esta água continha.
Na minha opinião, gostei muito desta atividade pois pudemos pôr na pratica o que demos de forma teórica. Creio que esta é uma forma inovadora de conhecer o nosso entorno, não só para observar ao animais que por nestas praias habitam, mas também para ajudar ao meio ambiente ao recolher lixo, outra atividade que fizemos e da que também disfrutei. Acho que ao fazer esta atividade tenho uma visão muito mais amplia sobre o vida marítima no geral e também sobre como o lixo que nós criamos de forma inconsciente afeta a população marítima.
Laura R. 4º ESO A - Instituo Espanhol de Lisboa


3. Na minha opinião a excursão foi bem feita, os monitores sabiam o que faziam e deram-nos uma boa introdução ao que iríamos fazer e a informação suficiente para sabermos orientar-nos no ambiente onde estávamos
Em relação à excursão como atividade de aprendizagem, o meu grupo ficou a saber muito sobre a zona, a filtração da água e várias espécies deste lugar. Tivemos a oportunidade de ver a contaminação que afeta esta área sofre e como a maré influi nos seres vivos de lá.
Francisco C4º ESO A - Instituo Espanhol de Lisboa


4. A prática que fizemos na quarta-feira pareceu-me muito divertida e aprendi muito.
A nível educacional, estava bem preparado, aprendemos muito de um modo diferente do que habitualmente fazemos na aula, uma vez que uma das melhores formas de aprender é aplicando a teoria que aprendemos na aula.
Em resumo, achei uma atividade muito divertida e educativa.
Marina Q. 4º ESO A - Instituo Espanhol de Lisboa

5. Acredito que a excursão que fizemos com este projeto foi muito útil para nós porque obtivemos mais conhecimento do que já tivemos e agora, temos uma visão mais ampla do mundo ao nosso redor e dos seres vivos que o habitam.
Eu também vi a maneira como afetamos todos os ecossistemas do planeta, neste caso o aquático, com todo o lixo que jogamos no chão e no mar. Acho que fizemos bem em coletá-lo, pois dessa forma conseguimos ajudar, em parte, o meio ambiente e principalmente as espécies marinhas.
Além disso, isso nos ajudou a entender melhor o assunto que estamos estudando agora.
Rita V. 4º ESO A - Instituo Espanhol de Lisboa



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