18 DE ABRIL. Monitorización del estado
ambiental de la playa de las Avenças (São Pedro do Estoril): Campaña Coastwatch
2018
Con la ayuda
de una monitora del grupo GEOTA (responsable de Coastwatch en Portugal) y de un
profesor de la Escuela de Secundaria Camões, de Lisboa, llevamos a cabo un
estudio ambiental con los grupos e 4º de ESO de un tramo de 1 Km entre São
Pedro do Estoril y Parede, recogiendo una gran cantidad de basura, que
depositamos a continuación en los contenedores de reciclaje.
A continuación, presentamos algunos testimonios de participantes en esta actividad ambiental:
Actividade de observação da zona intertidal pelos estudantes do Instituto
Espanhol de Lisboa
1. Eu sou Carlos Temperan, o professor responsável pela actividade prática
desenvolvida com os alunos do 10º curso do Instituto Espanhol de Lisboa, que
decorreu na praia de Avenças em Parede para observar a zona intertidal e
sensibilizar para a influência do atividade humana no ecossistema aquático
marinho.
Eu sou da Galiza, do Atlântico, cerca de 500 km mais ao norte, e verifiquei
as diferenças e semelhanças entre ambos os biotopos Atlânticos.
O que mais me surpreendeu, em relação ao que se baseia a pirâmide trófica,
é a escassez de florestas de macroalgas e sua influência na contribuição dos
restos para a costa. Em contraste, a grande abundância de algas calcárias,
mesmo em piscinas intertidais, e a da Galiza, só podem ser vistas com maior
profundidade.
Foi uma experiência muito gratificante compartilhar com Carla Pacheco, da
Coastwach, e Antonio, do Instituto Camões, que orientaram e monitoraram a
atividade. E com os colegas professores do IEL: Fernando, José Ignacio e
Manuel.
Muito obrigado pela sua colaboração.
Carlos Temperán – Professor B&G - Instituo Espanhol de Lisboa
2. Nesta excursão, visitámos a Praia das Avencas, uma
praia que se localiza pela zona do Estoril. Quando chegamos à praia, deram-nos
uma explicação sobre o que íamos ver e as instruções desta atividade. Nesta
explicação, falaram-nos sobre o lixo nas praias e as suas consequências, tanto
dentro dos oceanos como na zona terrestre, e os pequenos lagos que íamos
encontrar, que estavam cheios de vida. Falaram-nos um bocado sobre os animais
que viviam nesses lagos e as diferentes espécies de animais que conviviam numa
mesma comunidade.
Começámos por uma praia na que ainda havia areia, nela
encontramos diferentes algas, algum ouriço do mar, mas não era a zona onde mais
seres vivos vimos. Um bocado mais afrente, a areia começou a desaparecer até
que chegámos a uma zona completamente rochosa. Nesta zona vimos muitos lagos
nos que havia uma vasta quantidade de ouriços do mar, algas, mexilhões, até
encontramos algum exosqueleto do ouriço do mar, etc. Por esta zona, também
encontramos uma rocha com água doce. Com esta, foi-nos proposto fazer um teste
da água com uma fitas de nitrato. Ao realizar esta atividades, obtivemos uns
resultados sobre a quantidade de nitrato que esta água continha.
Na minha opinião, gostei
muito desta atividade pois pudemos pôr na pratica o que demos de forma teórica.
Creio que esta é uma forma inovadora de conhecer o nosso entorno, não só para
observar ao animais que por nestas praias habitam, mas também para ajudar ao
meio ambiente ao recolher lixo, outra atividade que fizemos e da que também disfrutei.
Acho que ao fazer esta atividade tenho uma visão muito mais amplia sobre o vida
marítima no geral e também sobre como o lixo que nós criamos de forma
inconsciente afeta a população marítima.
Laura R. 4º ESO A - Instituo
Espanhol de Lisboa
3. Na minha opinião a excursão
foi bem feita, os monitores sabiam o que faziam e deram-nos uma boa introdução
ao que iríamos fazer e a informação suficiente para sabermos orientar-nos no
ambiente onde estávamos
Em relação à excursão como
atividade de aprendizagem, o meu grupo ficou a saber muito sobre a zona, a
filtração da água e várias espécies deste lugar. Tivemos a oportunidade de ver
a contaminação que afeta esta área sofre e como a maré influi nos seres vivos
de lá.
Francisco C4º ESO A - Instituo Espanhol de Lisboa
4. A prática que fizemos na quarta-feira pareceu-me muito divertida e
aprendi muito.
A nível educacional, estava bem preparado, aprendemos muito de um modo
diferente do que habitualmente fazemos na aula, uma vez que uma das melhores
formas de aprender é aplicando a teoria que aprendemos na aula.
Em resumo, achei uma atividade muito divertida e educativa.
Marina Q. 4º ESO A - Instituo Espanhol de Lisboa
5. Acredito que a
excursão que fizemos com este projeto foi muito útil para nós porque obtivemos
mais conhecimento do que já tivemos e agora, temos uma visão mais ampla do
mundo ao nosso redor e dos seres vivos que o habitam.
Eu também vi a
maneira como afetamos todos os ecossistemas do planeta, neste caso o aquático,
com todo o lixo que jogamos no chão e no mar. Acho que fizemos bem em
coletá-lo, pois dessa forma conseguimos ajudar, em parte, o meio ambiente e
principalmente as espécies marinhas.
Além disso, isso nos
ajudou a entender melhor o assunto que estamos estudando agora.
Rita V. 4º ESO A - Instituo Espanhol de Lisboa
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